REVIEW: COMO É FICAR HOSPEDADO NO TXAI RESORT & SPA ITACARÉ

Um hotel exclusivo e pé na areia, em uma praia paradisíaca, em uma das áreas mais deslumbrantes do litoral da Bahia. Se esse também é o seu sonho para as férias, te apresento o Txai Resort & Spa, localizado em Itacaré, mais precisamente na Praia de Itacarezinho, uma das mais belas da região. Com foco na sustentabilidade e bem-estar, o hotel é um convite à tranquilidade e a um contato mais íntimo com a natureza maravilhosa local.

LOCALIZAÇÃO: UM REFÚGIO EXCLUSIVO NA PRAIA DE ITACAREZINHO

A 1h do Aeroporto de Ilhéus e a meia hora do centro de Itacaré, o hotel está em uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata Atlântica, na Praia de Itacarezinho. Com 3km de extensão, a praia é praticamente deserta, com apenas um restaurante em seu canto esquerdo e o hotel Txai localizado mais no centro.  Devido a esse acesso mais restrito, o local mantém uma atmosfera bem tranquila, fazendo com que os hóspedes sintam como se estivessem em um paraíso particular à beira-mar. O cenário é de cartão-postal, com areias brancas e coqueiros a perder de vista.

INFRAESTRUTURA: CONFORTO E EXCLUSIVIDADE EM MEIO À MATA ATLÂNTICA

Construído em uma antiga fazenda de coco, em uma área de 92 hectares de mata nativa, com apenas 5% do terreno construído, toda sua arquitetura foi pensada para aliar conforto e integração com a natureza, de maneira a preservar o máximo possível a fauna e a flora local.

Ao chegar, somos levados da recepção até a sala de estar, um salão amplo de pé direito alto, todo aberto para a natureza que o circunda, com um espelho d’água no seu exterior, com uma vista panorâmica do resort e da praia. É aqui onde fazemos o check-in, sentados confortavelmente em um dos sofás, tomando uma água de coco refrescante. No final do dia, a sala se transforma em um bar, onde são servidos ótimos drinks.

sala de estar Txai Resort Itacaré

Do outro lado, fica o restaurante Orishas, onde é servido o café da manhã e o jantar. O café da manhã é no estilo buffet, com uma diversidade de frutas, pães, bolos e frios, além de um menu à la carte de tapiocas e ovos. Já no jantar, a culinária é baiana/internacional. O salão possui janelões, que ficam abertos durante todo o dia e à noite para ventilação (além de conferirem um charme ao prédio), mas não tem ar-condicionado. Por isso, acabamos nos sentando sempre na área externa, que possui um número restrito de mesas, onde era mais fresco. 

Descendo a escadaria, chegamos na piscina principal. Com apenas alguns belos coqueiros a separando da praia, ela acaba sendo o coração do hotel, onde a sensação é de tranquilidade, mesmo com muitas famílias hospedadas. Inclusive a piscina possui uma parte bem rasinha, pensada para as crianças pequenas. 

Ao lado, fica o restaurante da praia, aberto somente durante o dia. É possível sentar-se em uma das várias mesas pé na areia para almoçar ou então ficar petiscando em sua espreguiçadeira na piscina. Tem também um gazebo super gostoso com uma vista maravilhosa para a praia. 

Confesso que, no geral, a comida não me surpreendeu. Por ser um hotel Relais & Chateaux – selo mundialmente reconhecido por suas propriedades com gastronomia excepcional – e por estar na Bahia, um estado com uma culinária tão rica e de tantos temperos, achei que a parte gastronômica poderia ser melhor elaborada.

Já a praia dispensa comentários e a localização do Txai não poderia ser mais privilegiada. O hotel tem uma pequena estrutura bem charmosa, com cadeiras de madeira e pergolados, sendo também possível pedir cadeiras de praia e guarda-sol. 

Para os mais ativos, o resort conta com uma piscina de raia, que não é aquecida nem possui qualquer estrutura de restaurante/serviço, duas quadras de vôlei/tênis de praia e uma academia completa.

ACOMODAÇÕES

Com apenas 38 acomodações, divididas entre bangalôs e apartamentos, todas foram projetadas para proporcionar contato direto com a natureza. Com arquitetura inspirada na Indonésia, foram utilizadas matérias-primas locais como a piaçava e a tela de dendê.

Os apartamentos ficam em uma área mais central do resort, com vista para os jardins ou para as montanhas. Embora sejam uma opção mais econômica, não deixam nada a desejar em termos de conforto.

Já os bangalôs são mais espaçosos e oferecem maior privacidade. A decoração é mais rústica, com elementos artesanais locais. Ficamos em um Bangalô Praia, com 60m². Esses são os bangalôs que ficam na parte baixa do hotel, mais próximos da praia e piscina principal. Importantíssimo: apesar de estarem próximos da praia, os bangalôs não possuem saída direta para a praia nem vista mar, pois um grande coqueiral cerca toda a propriedade, obstruindo a vista.

bangalôs praia Txai resort Itacaré

O bangalô é construído sobre um deck de madeira, que tem uma varanda privativa com duas espreguiçadeiras. O quarto é bem espaçoso, com uma cama king, duas cadeiras e uma chaise longue. O banheiro conta com pia dupla e o chuveiro também é duplo, em uma parte externa, porém toda coberta. As amenidades são L’Occitane e o hotel oferece uma bolsa de praia para ser utilizada durante a estadia. Também são disponibilizadas garrafas d’água cortesia no quarto. 

SPA SHAMASH

Essa foi a minha parte preferida de todo o resort. No alto da montanha, com uma vista espetacular da mata e do mar, fica o Shamash Healing Space, um verdadeiro santuário de bem-estar. Em meio à tranquilidade da natureza, são diversos os tratamentos oferecidos em salas todas de vidro, com aquela visão fantástica de Itacarezinho. As massagens são maravilhosas e o spa conta, ainda, com sauna e uma piscina aquecida ao ar livre deliciosa, onde só escutamos as ondas e os pássaros, realmente um local de extrema paz, perfeito para relaxar.

Spa Shamash Txat Reosrt Itacaré
Spa Shamash Txat Reosrt Itacaré

SUSTENTABILIDADE NO TXAI E PROJETOS SOCIAIS LOCAIS

O Txai Resort possui um compromisso com a preservação do meio ambiente e o apoio às comunidades locais. Apesar disso, achei que ainda é utilizado muito plástico de uso único: as garrafas de água cortesia disponibilizadas nos quartos são todas de plástico, ao invés de vidro ou até mesmo uma cerâmica bacana; todas as amenidades são miniaturas de plástico, ao invés de usarem recipientes maiores de cerâmica. Ainda assim, o hotel participa de algumas iniciativas, visando garantir que o impacto do turismo seja positivo. 

INSTITUTO COMPANHEIROS DO TXAI

Este projeto visa integrar os moradores locais no desenvolvimento econômico da região, oferecendo capacitação técnica para que as famílias das comunidades possam empreender através de uma agricultura sustentável, cujos insumos abastecem o próprio hotel, além de outros estabelecimentos em Itacaré. Promove, também, treinamentos de conscientização e educação ambiental para colaboradores, além de práticas de turismo de base comunitária.

PROJETO TXAITARUGA

Uma ação mais conhecida é o Projeto Txaitaruga, que visa a preservação de tartarugas marinhas. Localizado em uma área de desova de tartarugas, o hotel, em parceria com a UESC-BA, realiza o monitoramento dos ninhos durante todo o ano, especialmente no período reprodutivo de setembro a março, além de educar os visitantes sobre a importância da conservação dessas espécies. 

*Foto Divulgação

Se você busca um refúgio de luxo em meio à natureza exuberante da Bahia, entre em contato conosco para maiores informações e benefícios exclusivos no Txai Resort & Spa.


*Acompanhe mais conteúdos pelo instagram @larissanardinitravel

Leia também:

error: Content is protected !!