GUIA COMPLETO DE ITACARÉ: AS MELHORES PRAIAS, EXPERIÊNCIAS E RESTAURANTES

Localizada na chamada Costa do Cacau, Itacaré tem praias maravilhosas, trilhas incríveis pela Mata Atlântica, cachoeiras, fazendas de cacau e uma atmosfera que atrai todos os tipos de viajantes. E se havia problemas de segurança, isso ficou no passado, pois hoje a região é bem segura. Mesmo estando apenas uma mulher e um adolescente, não nos sentimos em risco em nenhum momento, seja andando pela cidade à noite ou fazendo trilhas sozinhos. Podem ir tranquilos!

Para que você possa vivenciar ao máximo esse destino que ganhou o meu coração, preparei esse guia com tudo de mais bacana que se tem para fazer por lá. E não deixe de ler este post com todas as informações gerais necessárias antes de ir.

AS MELHORES PRAIAS PARA SE VISITAR EM ITACARÉ

O grande atrativo de Itacaré são suas lindas praias, cada uma com características únicas, desde praias urbanas até outras mais isoladas, acessíveis somente por trilhas.

As praias urbanas são aquelas localizadas na área da cidade e são cinco: Praia da Concha, do Resende, da Tiririca, da Costa e da Ribeira. Quando falamos em “urbanas”, temos a impressão de serem praias muito lotadas e não tão bonitas, mas isso não é verdade. Mesmo estando no perímetro urbano, as praias são rodeadas de natureza e belíssimas. Para pessoas com restrição de locomoção ou acessibilidade, essas são as praias que recomendo visitar.

PRAIA DA CONCHA
É a mais próxima do centro da cidade, com mar calmo e excelente para famílias, ideal também para fazer esportes como SUP e caiaque. Tem boa infraestrutura de quiosques, bares e restaurantes. É uma das praias mais movimentadas da região.

PRAIA DO RESENDE
Uma pequena praia rodeada por coqueiros e pedras, perfeita para quem busca tranquilidade, já que tem somente alguns poucos quiosques simples. É a primeira praia do chamado Caminho das Praias, que passa também pela Praia da Tiririca, Praia da Costa e Praia da Ribeira, sobre as quais falo a seguir. 

Importante: são poucas as vagas de estacionamento na região, portanto uma dica é ir de táxi ou, então, a pé, já que é bem próxima do centrinho e, para quem está no Barracuda Hotel, fica ao lado. 

PRAIA DA TIRIRICA
Com um mar mais agitado e bastante onda, é uma das principais praias para surfe, recebendo, inclusive, diferentes campeonatos. Com um público mais jovem, conta com uma pequena infraestrutura de quiosques.

PRAIA DA COSTA
Minha favorita das praias urbanas. Ela não tem absolutamente nenhuma infra, portanto é bem vazia e a sensação é de se estar em uma praia paradisíaca, mesmo que a poucos metros do centro da cidade.

PRAIA DA RIBEIRA
Última praia do Caminho das Praias, tem uma boa infraestrutura de quiosques, além de passar um riacho de água doce que desemboca no mar, o que a torna uma ótima opção para famílias com crianças. Também é o ponto de partida de algumas trilhas para outras praias.

As outras praias de Itacaré são acessíveis somente por trilha de diferentes níveis e tempo de percurso, podendo variar desde 10min até 1h o trecho.

PRAINHA
Acesso: Trilha a partir da Praia da Ribeira (3 km – nível moderado – aprox. 40min)

Considerada uma das praias mais bonitas de Itacaré, seu acesso se dá por uma trilha que começa na Praia da Ribeira, passando por dentro da Mata Atlântica, o que já torna a experiência de chegar até lá única. É possível ir sozinho, mas como a trilha não conta com sinalização e tem algumas bifurcações, o ideal é ter um guia junto.

Uma outra opção de acesso para os menos aventureiros é pelo Condomínio Villa de São José, na Praia de São José, a aprox. 10min de caminhada da Prainha. Por ser um condomínio fechado, só pode entrar quem mora/está hospedado por lá ou então quem compra um day use no São José Beach Club. Os valores desse day use podem variar bastante a depender da data (em janeiro de 2024 estava R$ 300 por pessoa), e uma parte é revertida para consumo no local. O beach club conta com piscina, restaurante e espreguiçadeiras na praia, e é necessário realizar a reserva com antecedência. 

A praia é extensa, inteira cercada por coqueiros e montanhas verdes e praticamente deserta, simplesmente belíssima. As ondas são boas para o surfe, mas também dá para tomar banho de mar tranquilamente. Possui uma única barraca, que vende algumas coisas para comer e beber.

PRAIA DE SÃO JOSÉ
Acesso: Caminhada curta a partir da Prainha ou pelo condomínio Villa São José

A Praia de São José é uma das mais exclusivas de Itacaré, bem tranquila, não muito extensa e fica localizada dentro de um condomínio de luxo, o Villa São José. O acesso é restrito a moradores e hóspedes, mas visitantes podem chegar até ela caminhando por uma trilha a partir da Prainha ou pagando pelo day use no São José Beach Club, conforme explicado acima.

PRAIA DE JERIBUCAÇU
Acesso: Trilha (nível moderado – 30min)

Jeribucaçu é uma das praias mais selvagens de Itacaré, famosa pelo encontro das águas do rio Jeribucaçu com o oceano. O acesso é pela BA-001, de onde sai uma estrada de terra que leva até o estacionamento de onde começa a trilha (aproximadamente 10km do centro de Itacaré, há placas na estrada sinalizando). 

A trilha não apresenta grandes dificuldades, mas há subidas e descidas e, na volta, a subida é mais íngreme. A recompensa é uma praia praticamente deserta, cercada por mata nativa. O mar aqui é um pouco mais agitado, ideal para os surfistas, porém o rio Jeribucaçu oferece águas mais tranquilas para banho. Não há muita infraestrutura no local, apenas algumas barracas rústicas.

Através de uma outra trilha de apenas 10 minutos, é possível conhecer também a Praia do Arruda, com formação de piscinas naturais na maré baixa.

PRAIA DE ITACAREZINHO
Acesso: Trilha ou carro

Itacarezinho é uma das maiores e mais belas praias de Itacaré, com uma extensão de 3,5km, ideal para quem gosta de longas caminhadas à beira-mar. Com um mar azul, areia clara, coqueiros a perder de vista e pouquíssimas pessoas, você se sente em um paraíso quase que particular. É uma excelente praia tanto para quem busca relaxar quanto para os praticantes de surfe, já que as ondas são consistentes em determinadas áreas. 

Em seu canto esquerdo, está o Itacarezinho Restaurante Lounge, única infraestrutura disponível na praia (além do Txai Resort), que oferece estacionamento pago. Portanto, para quem deseja visitar uma praia paradisíaca sem ter que fazer muito esforço, Itacarezinho é a melhor opção! E se você prefere uma aventura, também é possível chegar até ela pela Trilha das Quatro Praias, sobre a qual dou mais detalhes abaixo.

TRILHA DAS QUATRO PRAIAS
Para mim, esse foi o programa que mais gostei em Itacaré. Adoro fazer trilhas e nessa aqui você pode conhecer algumas das praias mais bonitas da região em um único dia. São aproximadamente 4 km de caminhada (apenas um trecho), e o nível de dificuldade é moderado, mas vale cada gota de suor!

As praias visitadas são: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. É possível começar pela Engenhoca e terminar em Itacarezinho ou vice-versa. Como eu estava hospedada no Txai, que fica em Itacarezinho, preferi pegar um transfer até a Engenhoca e começar a trilha de lá, para terminar no hotel. Mas mesmo para quem está hospedado em Itacaré, minha sugestão é terminar em Itacarezinho, pois a praia é realmente estonteante (muito mais bonita do que a Engenhoca) e porque tem um restaurante com ótima infra, com bangalôs e diferentes opções de pratos e drinks, bem gostoso para passar a tarde.

O acesso para a Engenhoca está no km 12 da BA-001, através de uma trilha bem tranquila de uns 20 minutos, em meio à Mata Atlântica. Se estiver indo sem guia, chega um momento que tem tipo uma bifurcação, e você tem que descer pela esquerda. 

No canto direito da praia, tem um riacho que desemboca no mar e algumas pedras onde se formam piscinas naturais na maré baixa. A praia conta com algumas pequenas barracas que vendem comida e bebidas, tudo bem rústico, e é um dos picos favoritos dos surfistas, sempre com ondas boas.

Continuando pela trilha do canto direito, em mais 15 minutos chega-se à Praia do Havaizinho. O visual antes de chegar é lindo, com uma vista panorâmica de toda a praia. 

Havaizinho é bem menor, porém possui uma infra melhor, com dois quiosques que servem refeições completas e drinks. Achei a praia mais charmosa do que a Engenhoca e preferi passar mais tempo aqui. 

Subindo pelo canto direito, voltamos à trilha, que passa por uma outra prainha, mas que tem bastante pedra e mar mais agitado.

Seguindo por 10 minutos, chegamos na Camboinha, de onde não queria mais ir embora. A praia é completamente selvagem, sem uma única barraca e com pouquíssimas pessoas. Fomos em janeiro, que é alta temporada, e teve um momento que só tinha nós e outras quatro pessoas na praia, um paraíso. O mar aqui também é bom para banho, pois as ondas não são tão fortes.

Depois de curtir a paz de Camboinha, seguimos caminho para Itacarezinho. Esse é o trecho mais longo (uns 20 minutos) e que demanda um pouco mais, porém oferece vistas panorâmicas maravilhosas tanto de Camboinha quanto de Itacarezinho.

Chega-se no canto esquerdo da praia, bem próximo de onde está o Itacarezinho Restaurante Lounge. É necessário fazer reserva antecipada para os bangalôs e também para o uso do estacionamento do restaurante.

CACHOEIRAS

Além das praias, Itacaré também oferece uma diversidade de cachoeiras para quem quer experimentar algo diferente. Aqui deixo as duas principais, que também podem ser visitadas juntamente com algumas praias, seja em um passeio guiado ou por conta.

CACHOEIRA DO TIJUÍPE
A cerca de 25 minutos de carro do centro de Itacaré, seu acesso se dá através de uma trilha curta de 5 minutos. Com uma queda d’água de aproximadamente 4 metros de altura, a cachoeira é cercada por uma vegetação densa de Mata Atlântica preservada. É possível visitá-la no mesmo dia que fizer a Trilha das Quatro Praias. 

CACHOEIRA DA USINA
A cerca de 15 minutos de Itacaré, seu acesso se dá através de uma trilha de 15/20 minutos. Ela oferece uma bela piscina natural para banho e, daqui, é possível continuar a trilha, passando por uma manguezal, para chegar à Praia de Jeribucaçu. 

EXPERIÊNCIAS

Para quem tem mais dias disponíveis, outras experiências interessantes para se ter são:

PENÍNSULA DE MARAÚ
A cerca de 1h30 de Itacaré, Maraú tem praias belíssimas, como a Praia de Algodões, além das famosas piscinas naturais em Taipu de Fora. Importante notar que a estrada até lá e em toda a península é de terra, portanto evite realizar esse passeio em dias de muita chuva.

PASSEIO DE BARCO PELA BAÍA DE CAMAMU
Também na região da Península de Maraú, esse passeio é uma boa pedida para curtir diferentes praias em um único dia. Nele é possível visitar a famosa Ilha da Pedra Furada, além das Ilhas do Campinho, Sapinho e Goió e, dependendo do nível da maré, dá também para curtir alguns bancos de areia que se formam pelo caminho. Existe a opção de ir até a Cachoeira do Tremembé, onde é possível chegar diretamente na cachoeira com o barco, mas eu optei por fazer somente as ilhas.


RAFTING NO RIO DE CONTAS
Para os fãs de esportes mais radicais, o rafting no Rio de Contas, que passa pela região, é uma ótima opção. O rio oferece corredeiras de níveis variados, ideal tanto para iniciantes quanto para aqueles que já possuem experiência no esporte.

VISITA A UMA FAZENDA DE CACAU
Para quem tem interesse em explorar mais a cultura e a história local, nessas visitas é possível conhecer o processo de plantio, colheita e produção do cacau, um dos principais produtos da região. Além de explorar as plantações, os visitantes têm a oportunidade de degustar o chocolate artesanal e conhecer a rotina dos agricultores.

ONDE COMER E BEBER

BARRACUDA HOTEL
Com um design maravilhoso, ouso dizer que esse é o restaurante mais sofisticado de Itacaré. Com ótima gastronomia e bons drinks, se estiver na cidade em um sábado, não perca por nada a Parrilla Barracuda. O chef Fernando Luz, nativo de Itacaré, utiliza apenas insumos frescos locais, que são preparados na hora em uma grande parrilla, como peixe, lagosta, carne e legumes. É necessário reservar com antecedência.
Localização: R. Pedro Longo, 600 – Pituba

MIRANTE ITACARÉ
O Mirante fica na Ponta do Xaréu, a melhor localização de Itacaré para se ver o pôr do sol. No final do dia rola DJ e quem não consegue mesa, fica sentado nas pedras. Funciona também como restaurante, porém não experimentei a comida, fui somente para tomar um drink e assistir ao pôr do sol, mas achei com uma vibe legal. 
Localização: R. Praia da Concha, 16 – Centro 

MIRANTES MARINA
Eleita a melhor moqueca da Bahia em 2024 pelo prêmio Dendê de Ouro, o restaurante fica entre a Praia da Costa e da Tiririca e oferece uma vista panorâmica maravilhosa para o mar. Ideal para quem quer curtir uma praia com o conforto de uma infraestrutura, já que ele possui uma escadaria que leva diretamente para a Praia da Costa. Aberto somente durante o dia, até as 18h.
Localização: Caminho das Praias, 3 – Praia da Tiririca

OITI
O restaurante do hotel Barracuda Boutique é parada obrigatória para todos que visitam Itacaré. Além de um ambiente bem gostoso e agradável, em frente à Praia da Coroa, e um ótimo atendimento, a comida é excelente, preparada pelo Ernando e a Silvana, dois baianos super queridos. O menu é focado em sabores da Bahia com um toque moderno, usando ingredientes frescos, sendo a maioria de pequenos produtores locais.
Localização: R. João Coutinho, 55 – Centro

TIA DETH
A moqueca mais famosa de Itacaré. Para quem busca uma experiência mais autêntica e local, o restaurante fica em uma casa mais simples no final da Praia da Coroa, com decoração colorida e alegre, e serve ótimos pratos de peixe e frutos do mar. O mais procurado é a Moqueca Tia Deth, que leva peixe, camarão e polvo. Adorei também a casquinha de siri. Não faz reservas.
Localização: Av. Antonio Athanásio dos Santos, 534 – Centro

Desde suas praias deslumbrantes até suas trilhas e cachoeiras incríveis, o que não falta em Itacaré são experiências para tornar sua viagem única. Para um roteiro exclusivo personalizado e benefícios exclusivos em alguns hotéis, entre em contato conosco.


*Acompanhe mais conteúdos pelo instagram @larissanardinitravel

Leia também:

error: Content is protected !!